segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Domingo, 29 de Agosto de 2010 - 21h27

Artistas pedem reforma do teatro de Arena

200 pessoas participaram do ‘Pic Nic Cultural’ em defesa do espaço

Jucimara de Pauda

Tamanho da Letra A- A+

Foto: Chicão / Movimento Pró ArenaSecretaria da Cultura informa que projeto de restauração já existe mas espera por verbaSecretaria da Cultura informa que projeto de restauração já existe mas espera por verba

Cerca de 200 pessoas abraçaram neste domingo o teatro de Arena e pediram a reforma de todo o complexo cultural do Morro São Bento. O projeto para restaurar os teatros de Arena, Municipal e Casa da Cultura já está pronto e em busca de recursos federais.

"O movimento que tivemos aqui hoje [domingo] mostra uma demanda da sociedade civil. Quando a sociedade reivindica algo ela fortalece a nossa cultura e aponta o que é prioridade", afirma Adriana Silva, secretária da Cultura de Ribeirão Preto.

O projeto para revitalização do morro São Bento inclui na primeira etapa a restauração das obras que ficam no quadrilátero da Secretaria da Cultura. "Esta fase nós já iniciamos e custou R$ 300 mil e deverá ser concluída em novembro", diz Adriana.

A segunda fase do projeto consiste em reformar o Teatro de Arena. A terceira é revitalizar a parte ambiental do morro e a quarta é remodelar por completo o Municipal. Para tirar o projeto do papel, a Secretaria está em busca de recursos federais e espera contar com a iniciativa privada. Para tanto, no dia 14 de setembro promove o encontro "Cultura é um Bom Negócio", que pretende reunir empresários e contabilistas da cidade.

2 comentários:

  1. Amigos,

    a cobertura completa do evento com fotos de Chicão Gaspar está no www.ribeiraocool.com.br

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. A SOCIEDADE CIVIL??????200 colegas não sáo a classe artística,não são a sociedade civil, não são,sinto muito. Acho louvável a participação e contribuição desses 200, mas se continuarmos assim, agindo separadamente, nunca teremos uma organização cultural e comemoraremos esse tipo de falsa união.Enquanto 200 comemoravam aki, outros estavam no Biagi passeando, outros pra acolá...enfim...falta vontade real de estar junto, mas essa constante sensação de que alguém segura o tapete pra puxar na hora certa é que atrapalha....que o digam os artistas recem chegados à cidade, tão "bem recebidos" nas reuniões...

    Parabens ao chapéu de sol,sempre presente!

    Gostaria de ver aqui no blog um comentário sobre o festival de teatro de ribeirão preto, que no jornal a Cidade recebeu comemorações infantiloides e comentários bem imbecis, até o título: RP GANHA FESTIVAL DE TEATRO....Ganha????pensava que cultura e lazer estavam na lista d direitos do ser humano...ganhou aonde?de quem?da loteria?pelo amor de deus...que cidade é essa que comemora migalhas????eram 60, agora 40 grupos de teatro, para 16 "vagas" no tal festival...O teatro de arena faz parte de bons momentos na vida de muitos aqui, mas não se trata de proteger um lugar, e sim o direito de reunião, de encontro e de comunicar. se eles dizem que ganhamos aguma coisa, é pq não têm predisposição a realiza-la!Cheguei de volta à cidade e queria saber do hisórico....não é possivel que nunca antes tenha havido um festival...esse é mesmo o pimeiro?onde enontro um histórico disso?
    ...direito à podução cultural e a espaços dignos para a exibição de peças comunicacionais ainda não fazem parte das reivindicações obvias ...mas ta na isenção fiscal né?ah, então tudo bem...pensam os desavisados.

    à partes à parte, parabens pelo espaço, vamos fazer barulho!um abraço redondo, Flávio
    véuatelierteatral.blogspot.com

    ResponderExcluir