Sob um sol de quase 40 ºC e um céu de brigadeiro de uma linda manhã de domingo, em pleno "inverno" do cerradão brasileiro, cerca de 200 pessoas se uniram em prol de uma mesma causa. Juntos, abraçaram o Teatro de Arena de Ribeirão Preto e deram início a um movimento artístico e cultural independente e sem precedentes na cidade...
Completando um ano de existência, este movimento vem fomentando discussões sobre a revitalização de um espaço público que há muito tempo vem sofrendo negligências do poder público. Atores, palhaços, músicos, dançarinos, poetas, artistas plásticos, produtores, arquitetos e pessoas de vários segmentos da sociedade civil se reuniram para juntos encontrarem caminhos para o velho teatro de arena.
Em uma dessas reuniões, decidiu-se que o melhor caminho é ocupar o arena e convidar todo o povo da cidade a fazer o mesmo. Rapidamente surgiu a questão: mas não temos verbas, como fazer com que os artistas se apresentem gratuitamente para que os portões fiquem escancarados à toda população ?
Eis que o povo prontamente respondeu:
Em 7 ações, centenas de artistas se apresentaram e coloriram o arena com sua arte para milhares de pessoas que tranquilamente entraram e saíram sem tocarem em seus bolsos, legitimando o termo "público" cravado neste espaço. Nas publicações deste blog, pode-se encontrar o nome de todos os grupos participantes; e nas fotos e vídeos, o público que os assistiram.
No próximo dia 28 de agosto, domingo, 364 dias depois do primeiro abraço, mais grupos doarão suas apresentações para o povo de Ribeirão Preto e juntos celebraremos a nossa união em nosso espaço !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário