segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Domingo, 29 de Agosto de 2010 - 21h27

Artistas pedem reforma do teatro de Arena

200 pessoas participaram do ‘Pic Nic Cultural’ em defesa do espaço

Jucimara de Pauda

Tamanho da Letra A- A+

Foto: Chicão / Movimento Pró ArenaSecretaria da Cultura informa que projeto de restauração já existe mas espera por verbaSecretaria da Cultura informa que projeto de restauração já existe mas espera por verba

Cerca de 200 pessoas abraçaram neste domingo o teatro de Arena e pediram a reforma de todo o complexo cultural do Morro São Bento. O projeto para restaurar os teatros de Arena, Municipal e Casa da Cultura já está pronto e em busca de recursos federais.

"O movimento que tivemos aqui hoje [domingo] mostra uma demanda da sociedade civil. Quando a sociedade reivindica algo ela fortalece a nossa cultura e aponta o que é prioridade", afirma Adriana Silva, secretária da Cultura de Ribeirão Preto.

O projeto para revitalização do morro São Bento inclui na primeira etapa a restauração das obras que ficam no quadrilátero da Secretaria da Cultura. "Esta fase nós já iniciamos e custou R$ 300 mil e deverá ser concluída em novembro", diz Adriana.

A segunda fase do projeto consiste em reformar o Teatro de Arena. A terceira é revitalizar a parte ambiental do morro e a quarta é remodelar por completo o Municipal. Para tirar o projeto do papel, a Secretaria está em busca de recursos federais e espera contar com a iniciativa privada. Para tanto, no dia 14 de setembro promove o encontro "Cultura é um Bom Negócio", que pretende reunir empresários e contabilistas da cidade.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Que escuridão é esta dentro de mim?

(texto de Juciana Dassie)

Desde ontem isso foi embora pois, agora começo a sentir o imperativo do trabalho agora é hora de enxugar as lágrimas, consolar as dores maiores, falar a todos sobre a imortalidade da alma, atender os corpos famintos e cuidar dos pés descalços do nosso TEATRO....vamos embora rumo à realização de um sonho. Vamos fazer com que novamente o ARENA desarranje dentro de nós os mais belos e ternos sentimentos um dia já vividos ali.

Até domingo - Juci




quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Movimento Pró-Arena vem a tona não só para tentar resgatar e reutilizar um patrimônio histórico da cidade de Ribeirão Preto, mas também para mostrar o quão importante são a cultura para uma cidade e a cultura de uma cidade. Assim como o Teatro de Arena está carente de cuidados, nós, artistas, produtores e apreciadores culturais da cidade de Ribeirão Preto, também estamos carentes por não termos onde nos expressar e apreciar a arte genuína de nossa terra! Queremos assistir aos nossos artistas e nos identificar com as causas que os impulsionam. Queremos ser artistas para poder expressar e compartilhar nossos sentimentos e através de nossa arte identificar aqueles que pensam como nós.

A Cultura é patrimônio público e imaterial de uma cidade e de seu povo. Vamos Cultivá-la!

Identiquem-se...


MPP - "Olhando o Mar"

Banda MPP, de Ribeirão Preto, se apresentando no palco do Teatro de Arena durante o 1° FAM.



Trailer do curta-metragem ":dose ùnica"

Curta-metragem de Rogério Shareid produzido da cidade de Ribeirão Preto.


Making-of do curta-metragem. Produção de Cid Machado.


quarta-feira, 25 de agosto de 2010


"Ao longo do tempo o poder público realizou muitos projetos em detrimento de outros muitos que deixou de realizar. As escolhas nunca são aleatórias, mas repercutem para o bem e para o mal. O diagnóstico da realidade atual revela, em relação à cultura, que houve um prejuízo quanto ao patrimônio histórico. A falta de investimento nas últimas 3 décadas em manutenção, reforma, preservação e restauro, reflete a excessiva demanda em fazê-lo de maneira rápida e imediata. Em alguns casos, diante da eminência da perda, como é a Casa da Caramuru, que o poder público reconhece sua responsabilidade, mas ressente a dificuldade operacional, legal e financeira.

Permitindo-nos um olhar amplo, apontamos como necessidades latentes, a preservação de todos os bens tombados, a restauração da antiga Cianê, dos barracões da CEAGESP, da tulha da Fazenda Baixadão, do Barracão do Ipiranga e da Maria Fumaça, localizada na Gerônimo Gonçalves, a preservação dos prédios do Museu Histórico, do Museu do Café e do Mercadão, a reforma dos Centros Culturais Campos Elíseos e Quintino e a revitalização do Morro do São Bento, que passa pela reforma da Casa da Cultura, do Teatro de Arena e do Teatro Municipal.

Sempre será preciso fazer escolhas. Todas as ações delineadas a cima representa um investimento indisponível – ao longo de quatro anos - a qualquer governo municipal. Por isso, a relação poder público e sociedade civil se faz tão importante. Entender as prioridades através de um diálogo permanente permite, mais legitimamente, estabelecer critérios em relação aos projetos a serem realizados.

Quando a sociedade civil resolve se organizar em movimento, no caso pró Arena, é um sinalizador que não pode deixar de ser avaliado. Talvez seja essa, a maneira mais eficiente de chamar a atenção positivamente para um objetivo. O poder público quer tanto quanto a sociedade civil revitalizar o Teatro de Arena e se sente mais forte para pleitear investimentos junto aos outros entes federativos e à iniciativa privada, pois está claro para este governo que somente assim será possível dar conta da demanda reprimida quanto ao patrimônio cultural.

Estamos vendo e ouvindo o movimento pró Arena com a felicidade de que a cultura realmente se legitima a partir da participação da sociedade."

Adriana Silva

Secretária da Cultura de Ribeirão Preto

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sejam benvindos !!!!

Este será o canal de comunicação entre todos os envolvidos/interessados no Movimento em prol do Teatro de Arena Jayme Zeiger de Ribeirão Preto !!!
Por aqui, iremos compartilhar histórias deste que é um dos palcos mais importantes de todo o Brasil e que hoje está sucumbindo.

O Movimento Pró-Teatro de Arena de Ribeirão é um movimento apartidário realizado por artistas e produtores que desejam a revitalização e ocupação do Teatro de Arena Jayme Zeiger. Através deste movimento, a sociedade civil discutirá a importância deste espaço e realizará eventos para apresentar os projetos artísticos primeiramente da cidade e posteriormente criar uma agenda de eventos onde haverá uma mescla de trabalhos consagrados nacionalmente e de projetos locais.

Viva a Arte !!! Revivamos o Teatro de Arena !!!!!